Quantcast
Channel: A Justiceira de Esquerda
Viewing all articles
Browse latest Browse all 22652

Diosdado Cabello é reeleito presidente da Assembleia Nacional da Venezuela _+_ CHAVISTA REELEITO PARA CHEFIAR LEGISLATIVO

$
0
0


Cabello é um dos principais líderes do chavismo na Venezuela
Maioria no Parlamento, os chavistas também elegeram os dois vice-presidentes neste sábado

O atual presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, foi reeleito para o cargo no sábado, dia 5. “O juramento que fazemos hoje é que, como militantes, jamais decepcionaremos o povo e estaremos com os joelhos no chão para defender a proposta do presidente Hugo Chavez. Eu juro”, afirmou Cabello após ser reeleito.

Como vice-presidentes foram escolhidos os deputados Darío Vivas e Blanca Eekhout, que, assim como Cabello, são dirigentes do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), liderado por Chavez.

A eleição do presidente da Assembleia Nacional ganhou importância nos últimos dias, com o agravamento do estado de saúde de Chavez. Caso o presidente não possa comparecer à posse de 10 de janeiro, uma das principais possibilidades é que Cabello permaneça no cargo até a realização de novas eleições presidenciais.

Na sexta-feira, dia 4, porém, o vice-presidente Nicolas Maduro indicou que a cerimônia de posse poderá ser adiada e que, mesmo assim, Chavez continuará sendo presidente da Venezuela.

Durante a sessão que reelegeu Cabello, centenas de pessoas se concentraram em frente à Assembleia Nacional. A manifestação foi realizada como resposta à convocação de Maduro, que pediu que a população defendesse nas ruas a Constituição do país.
Antes da eleição de Cabello, deputados governistas e da oposição trocaram críticas. Os parlamentares contrários ao chavismo reclamaram a ausência de sua representação na Mesa Diretiva da assembleia. O presidente do Parlamento, por sua vez, disse que os partidários do PSUV são democráticos e que a oposição é sectária.




Agora, os três principais cargos do parlamento venezuelano estão ocupados por aliados do presidente Hugo Chávez, internado em Cuba "em estado delicado"; caso Chávez não possa comparecer à sua própria posse, marcada para 10 de janeiro, Diosdado Cabello poderá ocupar a presidência se novas eleições vierem a ser convocadas

247 - Aliado do presidente Hugo Chávez, internado em Cuba em estado "delicado", o atual presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, foi reeleito para o cargo neste sábado 5. "O juramento que fazemos hoje é que, como militantes, jamais decepcionaremos o povo e estaremos com os joelhos no chão para defender a proposta do presidente Hugo Chávez. Eu juro", afirmou Cabello após ser reeleito.

Como vice-presidentes foram escolhidos os deputados Darío Vivas e Blanca Eekhout, que, assim como Cabello, são dirigentes do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), liderado por Chávez.

A eleição do presidente da Assembleia Nacional ganhou importância nos últimos dias, com o agravamento do estado de saúde de Chávez. Caso o presidente não possa comparecer à posse de 10 de janeiro, uma das principais possibilidades é que Cabello permaneça no cargo até a realização de novas eleições presidenciais.

Nesta sexta-feira, porém, o vice-presidente Nicolás Maduro indicou que a cerimônia de posse poderá ser adiada e que, mesmo assim, Chávez continuará sendo presidente da Venezuela. Ele cita três artigos da Constituição da Venezuela que estabelecem a vacância de poder apenas em caso de morte do atual presidente.

Durante a sessão que reelegeu Cabello, centenas de pessoas se concentraram em frente à Assembleia Nacional. A manifestação foi realizada como resposta à convocação de Maduro, que pediu que a população defendesse nas ruas a Constituição do país.
http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/89714/Chavista-reeleito-para-chefiar-Legislativo.htm 

Viewing all articles
Browse latest Browse all 22652