Presidente Dilma manda recado aos especuladores
Por: Helena - quinta-feira, 13 de junho de 2013
Dilma também disse que as finanças públicas estão em dia e comparou a oposição a personagem de Camões que ficava às margens do Rio Tejo dizendo aos navegantes que a viagem deles não daria certo.
A solenidade de ontem no Palácio do Planalto para o lançamento do Programa Minha Casa Melhor do governo federal disponibilizou R$ 18,7 bilhões para que os proprietários do Minha Casa, Minha Vida possam mobiliar a casa, Dilma também assegurou que as finanças públicas estão em dia e que a inflação está sob controle. "Não há a menor hipótese de que meu governo não se empenhe em controlar e combater a inflação", disse
O discurso enfático serviu ainda para a presidente responder àqueles que atribuíram aos aumentos nos índices da inflação à queda da popularidade de Dilma. Dilma comparou essas pessoas ao personagem Velho do Restelo, imortalizado por Luís de Camões nos versos de Os Lusíadas. "O Velho do Restelo ficava às margens do Rio Tejo dizendo aos navegantes que a viagem deles não daria certo. O Velho do Restelo não terá a última palavra no Brasil", garantiu a presidente, em um recado indireto aos integrantes da oposição.
Dilma também ligou as críticas à inflação às especulações feitas no início do ano sobre a possibilidade de um racionamento de energia no país após alguns apagões provocados por fenômenos naturais. Dilma disse que, da mesma forma como o racionamento apareceu nos jornais, ele desapareceu porque era apenas uma especulação. "Esses movimentos especulativos fazem mal ao Brasil. Leviandade política é grave porque não afeta apenas as pessoas, afeta o país."